Sejam bem vindos
"Antes de criticar tentem me conhecer primeiro", depois fiquem a vontade!!!!
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Show do Zezé Di Camargo e Luciano no Credicard hall na Barra
Show do Zezé Di Camargo e Luciano no Credicard hall na Barra. Fui com a Fernanda para ela entrevistá-los para os 11 anos do Mais Você
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Mais você- Ana Maria Braga 27-08-10
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Atividade Física
Você faz parte daquele grupo de pessoas que se exercita somente no verão? Pior, você é daqueles que se exercita somente no período das férias? Ou ainda, pior, você não se exercita nunca? Então, cuidado, você pode inconscientemente estar comprometendo o funcionamento do seu corpo e muito provavelmente sua saúde.
Ao realizar atividades físicas são exercitados os músculos, fazendo-os contrair e isto faz com que aja uma maior necessidade de sangue para nutri-los, acelerando o ritmo do coração e da respiração, o metabolismo altera-se, enfim, todo o corpo entra em ação quando nos movimentamos.
A atividade física é uma forma de sobrecarga para o organismo, que, bem dosada, diminui em muito o risco de contrair doenças, por que: ajuda no emagrecimento, melhora o sono, alivia tensões emocionais – diminui o estresse, a ansiedade e a depressão e retarda o envelhecimento.
Proporcionar bem-estar, força, equilíbrio e disposição, fortalece a coluna, diminuindo as dores, além de facilitar a digestão de açúcares e gorduras, melhorando o funcionamento do intestino, diminuindo a prisão de ventre.
Melhora ainda a composição sanguínea, ajudar a normalizar os níveis de glicose, colesterol, triglicerídeos e outras substâncias.
Melhora a circulação do sangue e reduz a pressão arterial, aumenta a resistência óssea e a massa muscular protegendo as articulações.
Todos nós sabemos que a prática regular de atividade física traz enormes benefícios para a nossa saúde. Mas, você sabe quais são eles? Pois é, são tanto que fica difícil enumerarmos.
A atividade física pode melhorar o sono em adultos e idosos que apresentam insônia. O mecanismo é simples. Com 30 a 40 minutos de caminhadas ou exercícios de baixo impacto pelo menos 3 vezes na semana, sua musculatura relaxa, reduzindo o estresse, levando a melhores noites de sono.
Além disto, ajuda na perda e controle de peso de forma saudável. Só com a atividade física conseguimos diminuir o peso sem perder massa muscular. E, como se sabe, a perda de massa muscular é extremamente prejudicial para aqueles que desejam emagrecer com saúde.
Protege de doenças sérias como doenças cardíacas, hipertensão arterial, estresse, depressão. Além disso, mulheres que fazem exercício com regularidade apresentam menores índices de câncer de cólon e mama. Outro grande benefício da atividade física é prevenir osteoporose, artrite, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer.
E é assim que temos que encarar a atividade física, não só como uma questão de estética, mas uma questão de saúde, bem estar e prevenção de diversas doenças que atingem a população atual em enormes proporções.
Por isso, procure orientação profissional adequada para que a sua prática diária de atividades possa acontecer de forma saudável, evitando lesões e fadiga muscular.
quarta-feira, 14 de julho de 2010
domingo, 13 de junho de 2010
Lombalgia
A lombalgia é queixa freqüente no consultório. Estudos
epidemiológicos mostram que 80% das pessoas apresentarão esta
queixa em algum momento da vida. A grande maioria dos pacientes,
entretanto, evolui para a resolução dos sintomas em virtude da
melhora do processo inflamatório na região miofascial lombar. Cerca
de 2% destes indivíduos complicam com ciatalgia, em razão de transtorno
degenerativo do disco intervertebral. Caracteristicamente, este
processo ocorre no homem ou na mulher - sem diferenças entre
sexos - em torno de 35 anos de idade. A base anatomopatológica da
degeneração do disco intervertebral envolve a diminuição da porcentagem
de água, proteoglicanos, e da resistência do ânulo fibroso
e do núcleo pulposo. O rompimento do ânulo fibroso leva à formação
da hérnia lombar, que pode ser contida, não contida, extrusa
subligamentar ou transligamentar e seqüestrada. O processo inflamatório
e o fragmento do disco intervertebral adjacente à raiz nervosa
lombar resultam em lombociatalgia, que piora ao sentar ou
após tosse, distribuída pelo dermátomo correspondente à raiz
nervosa, sinal de Laseguè positivo - ou após a elevação da perna
estendida - e, em alguns casos, com paresia ou plegia do músculo
correspondente à raiz nervosa do nível neurológico comprometido.
A despeito de uma série de doenças entrarem no diagnóstico
diferencial da lombociatalgia, vale notar que a hérnia lombar deve
ser sempre considerada na investigação diagnóstica nestes doentes.
Autoria: Sociedade Brasileira de
Ortopedia e Traumatologia
Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica
Federação Brasileira das Associações
de Ginecologia e Obstetrícia
Sociedade Brasileira de Neurocirurgia
Colégio Brasileiro de Radiologia
Hérnia de disco
Hérnia de disco
• O que é Hérnia de disco?
• Tipos de Hérnias de Disco
• Sintomas
• Causas
• Diagnóstico e exame
• Tratamento
O que é Hérnia de disco?
A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.
Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, a extrusão de massa discal que se projeta para o canal medular através de uma ruptura da parede do anel fibroso. O problema é mais freqüente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.
A hérnia de disco é geralmente precedida por um ou mais ataques de dor lombar.
Rupturas irradiando-se patoanatomicamente são conhecidas por ocorrer na parte posterior do anel, indo em direção a áreas nas quais as terminações nervosas descobertas estão localizadas.
(Nachemson AL, 1976)
Tipos de Hérnias de Disco
Protrusas: quando a base de implantação sobre o disco de origem é mais larga que qualquer outro diâmetro.
Extrusas: quando a base de implantação sobre o disco de origem é menor que algum dos seus outros diâmetros ou quando houver perda no contato do fragmento com o disco.
Seqüestradas: quando um fragmento migra dentro do canal, para cima, para baixo ou para o interior do forâmen.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são: Parestesias (formigamento) com ou sem dor na coluna, geralmente com irradiação para membros inferiores ou superiores, podendo também afetar somente as extremidade (pés ou mãos). Esses sintomas podem variar dependendo do local da acometido.
Quando a hérnia está localizada no nível da cervical, pode haver dor no pescoço, ombros, na escápula, braços ou no tórax, associada a uma diminuição da sensibilidade ou de fraqueza no braço ou nos dedos.
Na região torácica elas são mais raras devido a pouca mobilidade dessa região da colona mais quando ocorrem os sintomas tendem a ser inespecíficos, incomodando durante muito tempo. Pode haver dor na parte superior ou inferior das costas, dor abdominal ou dor nas pernas, associada à fraqueza e diminuição da sensibilidade em uma ou ambas as pernas.
A maioria das pessoas com uma hérnia de disco lombar relatam uma dor forte atrás da perna e segue irradiando por todo o trajeto do nervo ciático. Além disso, pode ocorrer diminuição da sensibilidade, formigamento ou fraqueza muscular nas nádegas ou na perna do mesmo lado da dor.
Causas
Fatores genéticos têm um papel muito mais forte na degeneração do disco do que se suspeitava anteriormente. Um estudo de 115 pares de gêmeos idênticos mostrou a herança genética como responsável por 50 a 60% das alterações do disco. (backLetter 1995).
Sofrer exposição à vibração por longo prazo combinada com levantamento de peso, ter como profissão dirigir realizar freqüentes levantamentos são os maiores fatores de risco pra lesão da coluna lombar. Cargas compressivas repetitivas colocam a coluna em uma condição pior para sustentar cargas mais altas aplicadas diretamente após a exposição à vibração por longo período de tempo, tal como dirigir diversas horas. (Magnusson ML, Pope ML, Wilder DG, 1996.)
Entre fatores ocupacionais associados a um risco aumentado de dor lombar estão:• Trabalho físico pesado
• Postura de trabalho estática
• Inclinar e girar o tronco freqüentemente
• Levantar, empurrar e puxar
• Trabalho repetitivo
• Vibrações
• Psicológicos e psicossociais (Adersson GBJ, 1992)
Diagnóstico e exame
O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como Raio-X, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.
Tratamento
RMA da Coluna Vertebral
É um programa fisioterapêutico que utiliza técnicas de Fisioterapia Manual, mesa de tração eletrônica, mesa de descompressão dinâmica. Estabilização Vertebral e Exercícios de Musculação. Ele visa melhorar o grau de mobilidade músculo - articular, diminuir a compressão no complexo disco vértebras e facetas, dando espaço para nervos e gânglios, fortalecer os músculos profundos e posturais da coluna vertebral através de exercícios terapêuticos específicos enfatizando o controle intersegmentar da coluna lombar, cervical, quadril e ombro.
Etapas do tratamento
Fisioterapia manual
A disfunção dos tecidos moles pode alterar o movimento articular e diminuir a eficácia da mobilização-alongamento da articulação. É por isso que o tratamento frequentemente começa com este procedimento visando diminuir a dor e o espasmo muscular ou aumentar a mobilidade dos tecidos moles. Esses procedimentos auxiliares podem também tornar mais fácil a realização da mobilização das articulações, produzindo um efeito mais duradouro. Dentre as técnicas de fisioterapia manual utilizamos a Osteopatia, Maitland, Mulligan e mobilizações articulares.
Saiba mais sobre Fisioterapia manual
Mesa de Tração Eletrônica
Grandes fabricantes de equipamentos terapêuticos e cientistas americanos investiram seriamente em pesquisas durante décadas enquanto aprimoravam técnicas seguras e eficazes de utilizar a tração vertebral e melhorar seus benefícios.
Pesquisas realizadas nos EUA mostram que técnicas de tração vêm sendo usadas com sucesso, durante anos, no tratamento das discopatias e doenças degenerativas da coluna vertebral.
Saiba mais sobre Mesa de Tração Eletrônica
Mesa de Flexão-Descompressão
Este equipamento possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo movimentos de flexão, extensão, látero-flexão e rotação. Desta forma, o tratamento pode ser realizado de uma forma mais confortável, conseqüentemente mais precisa.
Saiba mais sobre Mesa de Flexão-Descompressão
Estabilização Vertebral
Durante o primeiro mês de tratamento utilizamos também a técnica de estabilização vertebral que foi desenvolvida na Austrália com o objetivo de fortalecer os músculos profundos da coluna vertebral e melhorar o grau de estabilidade vertebral. Para isso contamos com o equipamento Stabilizer.
Saiba mais sobre Estabilização Vertebral
Musculação ou Pilates
MusculaçãoApós o término das sessões previstas é fundamental buscar alternativas para manter os benefícios decorrentes do tratamento. Serão necessários estímulos frequentes e graduais que garantam a integridade das estruturas músculo-esqueléticas envolvidas e previnam contra novas crises. A opção eficiente e segura é um programa de exercícios de musculação que incluem os principais componentes da aptidão física relacionados à saúde (potência aeróbica, força e flexibilidade) ajustados de acordo com a especificidade da situação e supervisionados por profissionais de Educação Física.
Pilates
É um método que preconiza alcançar um desenvolvimento do corpo de forma uniforme, objetivando uma melhora no condicionamento físico e mental com exercícios globais, isto é, que exigem um trabalho do corpo todo, utilizando diferentes aparelhos e equipamentos.
Através dos seus princípios, concentração, fluidez, controle, respiração, centro de força, postura o praticante do método irá melhora sua consciência corporal, flexibilidade, equilíbrio e força muscular.
quinta-feira, 3 de junho de 2010
segunda-feira, 24 de maio de 2010
A dieta do tipo sanguíneo
Foi desenvolvida pelo americano Peter J. D´Adamo que teve grande impulso através do livro "A Dieta do seu Tipo Sanguíneo", onde o autor mostrou umas correlações históricas, antropológicas e fisiológicas dos tipos de sangue A, B, AB e O com os alimentos e com o estilo de vida. Essa dieta diz que existe uma alimentação diferenciada para cada tipo de sangue estando baseada na teoria de que o tipo sanguíneo determina as funções digestivas, estruturas imunológicas e que alguns alimentos podem causar o aumento de peso ou o emagrecimento.
Informações sobre o tipo sanguíneo A
Os portadores do tipo sanguíneo A foram os primeiros imigrantes, forçados pela necessidade de se deslocar e adaptar-se a dietas e modos de vida mais agrários, com uma personalidade mais cooperativa. O primitivo tipo A tinha que ser cumpridor da lei, disciplinado, honesto, inteligente, sensível e ter autocontrole. São pessoas que reagem à primeira fase do estresse intelectualmente: tornam-se ansiosas, irritadas e hiperativas.
Pessoas do tipo A precisam de ioga, meditação, Tai Chi Chuan e um pouco de solidão. Dão-se bem com escultura e artesanato.
Carne, laticínios, feijão mulatinho e fradinho são difíceis de digerir, armazenam-se como gordura, aumentam as toxinas digestivas, reduzem a utilização das calorias, inibem o metabolismo dos nutrientes e a eficiência da insulina. Pessoas do tipo A se dão bem com dietas vegetarianas.
Curiosidade: Mosquitos comuns preferem os tipos A e AB.
Sangue Tipo A - Alimentos que proporcionam benefícios
Frutos do mar (vitamina B): bacalhau, carpa, cavala, escargot, garoupa, perca amarela, perca prateada, salmão, sardinha, savelha, truta e vermelho.
Laticínios (Cálcio): leite soja e queijo de soja.
Frutas: abacaxi, ameixas, amora, cereja, damasco, figos, limão, passas e uva do monte.
Grãos (Vitaminas B/E/ Ferro): amaranto (conhecida como bredo), trigo, bolo de arroz, farinha de arroz, farinha de aveia, farinha centeio, feijão azuki, feijão preto, feijão soja, lentilhas, pão farinha soja, pães de grãos e germem de trigo.
Legumes e verduras (Zinco): abóbora Moranga, acelga, alcachofra, alface romana, brócolis (C/Ca), broto de alfafa, cebolas, cebolas roxas, chicória, couve, dente de leão, escarola, espinafre (Ca), folhas beterraba, nabos e quiabo.
Sementes: amendoins e semente de abóbora.
Temperos: alho, alho poró, azeite de oliva, gengibre, malte de cevada, melaço/cana, missô, molho soja, mostarda, óleo linhaça, raiz forte e salsa.
Chás: alfafa, babosa, bardana, camomila, cardo mariano, erva de São João, feno grego, frutos de roseira, gengibre, ginseng, olmo, pilriteiro, valeriana e verde.
Sucos: abacaxi, aipo, ameixa, cenoura, cereja, damasco, limão e toronja.
Outras bebidas: café e vinho tinto.
Suplementos: cálcio, cromo, ferro, selênio, vitamina B, vitamina C, vitamina E e zinco.
Exercícios: aeróbicos, alongamento, artes marciais, caminhada, dança, golfe, ioga, natação e Tai Chi Chuan.
Sangue Tipo A - Alimentos Neutros (Consumir moderadamente combinando com alimento que proporcione benefício)
Aves: frango, galinha e peru.
Frutos do mar (Vitamina B): atum, caranho, delfim, eperlano, esturjão, lúcio (semelhante à perca), olhete, pargo, peixe espada,perca branca, perca do mar, pescada e tubarão.
Laticínios: coalhada, iogurte, leite cabra, mussarela magra, quefir, queijo de cabra e ricota.
Frutas: abacate, bagas de sabugo, caqui, carambola, framboesa, goiaba, fruto groselha, kiwi, lima, maçã, melão, morango, nectarina (Variedade de pêssego de pele lisa), pêra, pêssego, romã, tâmara e uvas.
Grãos (Vitaminas B / E): arroz branco, arroz integral, arroz selvagem, cevada, creme de arroz, ervilhas, far. de cevada, far. de espelta, far. de glúten, far. de graham, trigo torrado, favas, feijão branco, feijão de corda, feijão vagem, flocos de milho, fubá, painço, pão de espelta, pão sem glutem e tapioca.
Legumes e verduras (magnésio): abóbora, agrião, aipo, alfaces, algas, aspargo, beterraba, broto de bambu, broto de feijão, chicória, cogumelos, couve Bruxelas, couve-flor, folhas mostarda, funcho, milho amarelo, milho branco, nabo branco, pepino e rabanete.
Sementes: amêndoas, gergelim, nozes, pinhão, sem. de girassol e sem. de papoula.
Temperos: açafrão, açúcar branco, açúcar mascavo, alecrim, alfarroba, algas, araruta, azeitona Verde, baunilha, canela, cebolas verdes, cebolinha, coentro, cominho, cravo da índia, cremor tártaro, curry, erva doce, estragão, extrato amêndoa, folha de louro, gelatinas, geléias, hortelã, hortelã pimenta, manjericão, manjerona, mel, mel de arroz, mel de milho, menta, molho inglês, mostarda seca, noz moscada, óleo de fig. Bacalhau, óleo canola, orégano, páprica, picles, pimenta da jamaica, raiz forte, sal, salsa, sálvia, segurelha (alfavaca-do-campo), tapioca e tomilho.
Chás: amora, bétula branca, bolsa de pastor, casca carv. branco, dente de leão, dong quai, folha de framboesa, folha de morango, genciana, hidraste, hortelã, hortelã pimenta, lúpulo, raiz de alcaçuz, sabugueiro, salsa, salsaparrilha, salva, sene, tília, tomilho, verbasco e verbena.
Sucos: cidra, maçã, pepino, repolho e uva.
Outras bebidas: vinho branco.
Sangue Tipo A - Alimentos que proporcionam malefícios (Evitar consumo)
Carnes: boi, búfalo, ganso, carneiro, codorna, coelho, cordeiro, faisão, pato, perdiz, porco e veado.
Frutos do mar: amêijoa (Molusco), arenque, barracuda, beluga, camarão, caranguejo
caviar, enchova, enguia, hadoque, lagosta, lagostim, linguado, lula, merluza, mexilhões, ostra, perca listrada, polvo, rã, salmão defumado, savelha e tartaruga.
Laticínios: leite, leitelho (Leite ácido, semidesnatado, portanto pobre em gorduras, resíduo da fabricação da manteiga, muito usado sob a forma de leite em pó; leite desnatado; leite magro), manteiga, queijo brie, queijo camembert, queijo cheddar, queijo colby, queijo cottage, queijo edam, queijo ementhal, queijo golda, queijo gruyère, queijo jarsberg, monterrey, queijo munster, provolone, queijo suíço, queijo roquefort e requeijão.
Frutas: banana, côco, laranja, mamão, manga e tangerina.
Grãos: arroz 7 cereais, bolos de trigo, creme de trigo, far. trigo integral, farinha , feijão de lima, feijão fradinho, feijão mulatinho, feijão vermelho, grão de bico, massa de espinafre, massa semolina, pão de trigo integral, pão preto, trigo duro e trigo integral.
Legumes e verduras: batata doce, batata inglesa, batata roxa, berinjela, cogumelo Paris, cog. Shitake, feijão de lima, inhame, pimentão amarelo, pimentão verde, pimentão vermelho, repolho branco, repolho chinês, repolho roxo e tomate.
Sementes: castanho caju, castanha pará e pistache.
Temperos: azeitona preta, ketchup, maionese, molho inglês, óleo de milho, óleo de algodão, óleo amendoim, óleo de açafrão, óleo gergelim e pimenta mexicana.
Chás: cabelo de milho, gataria, pimenta caiena, ruibarbo e trevo pardos.
Suco: laranja, mamão e tomate.
Outras bebidas: água gasosa, cerveja, chá preto, destilado e refrigerante.
Suplemento: Vitamina A -beta caroteno.
Informações sobre o tipo sanguíneo B
Pode-se dizer que o tipo B representa um refinamento sofisticado no caminho da evolução, um esforço para reunir povos e culturas diferentes. O sangue tipo B teve inicialmente que sofrer mutação em resposta às mudanças climáticas. Representa a demanda da natureza por uma força mais equilibrada entre as tensões da mente e as necessidades do sistema imunológico.
Reagem ao estresse com equilíbrio e harmonia. Biologicamente são mais flexíveis que os demais.
Os principais fatores de aumento de peso são amendoins, milho, sementes de gergelim e trigo. Estes alimentos inibem a eficácia da insulina, prejudicam o ritmo metabólico, causam hipoglicemia, inibem a absorção adequada dos nutrientes, o funcionamento do fígado e a digestão. Evitar centeio.
Curiosidade: Mais de 30% dos milionários que enriqueceram com seu esforço têm sangue tipo B.
Sangue Tipo B - Alimentos que proporcionam benefícios
Carnes: cordeiro, coelho, carneiro e veado.
Frutos do mar: bacalhau, badejo, cavala, caviar, esturjão, garoupa, hadoque, linguado, pargo, perca/oceano, salmão, sardinha e truta-do-mar.
Laticínios: coalhada, iogurte, leite de cabra, leite desnatado, mussarela, queijo cottage, queijo de cabra e ricota.
Frutas: abacaxi, ameixas, bananas, mamão e uvas.
Grãos (magnésio): arroz integral, aveia integral, farelo de aveia, farinha de arroz, feijão branco, feijão fradinho, feijão mulatinho, feijão soja vermelho e painço.
Legumes e verduras (magnésio): batata doce berinjela, beterraba, brócolis, cenoura, cog. Shitake, couve, couve Bruxelas, couve-flor, folha de beterraba, folha de mostarda e inhame.
Temperos: azeite de oliva, curry, gengibre, pimentas, raiz forte e salsa.
Chás: alcaçuz, gengibre, folhas de framboesa, ginseng, hortelã-pimenta, fruto da roseira, salsa, sálvia e chá verde.
Suplementos: alcaçuz, lecitina e magnésio.
Exercícios: aeróbicos, artes marciais, caminhada, ciclismo, corrida, golfe, musculação, natação, Tai Chi Chuan, tênis e ioga.
Sangue Tipo B - Alimentos Neutros (Consumir moderadamente combinando com alimento que proporcione benefício)
Carnes: búfalo, boi, faisão, fígado, peru e vitela.
Frutos do mar: arenque, atum, carpa, lula, peixe espada, perca, pescada, truta, tubarão e vermelho.
Laticínios: creme de leite, leite de soja, leite integral, manteiga, queijo branco, requeijão e soro de leite.
Frutas: amora, bergamota, cereja, damasco framboesa, figos, goiaba, grapefruit, groselha, kiwi, laranja lima, limão, maçã, manga, melão, morango, nectarina, passas, pêra, pêssego e tangerina.
Grãos (magnésio): arroz branco, arroz integral, bolo de aveia, creme de arroz, farinha branca, feijão verde, granola, massa/espinafre, massa/semolina, pão de centeio, pão de far. Soja, pão s/ glúten.
Legumes e verduras (magnésio): abóbora, acelga, agrião, aipo, alfaces, aspargos, batatas, broto de alfafa, broto de bambu, chicória, cogumelos, couve, ervilhas, escalônia, escarola, espinafre, funcho, nabo e pepino.
Sementes: gergelim, amêndoas, castanhas e nozes.
Temperos: açafrão, açúcar, agar-agar, alcaparra, alcarábia, alecrim, alfarroba, alho,alho poro, araruta, baunilha, cardamomo, carefólio, cebola, cebolinha, coentro, cominho, cravo da Índia, cremor/tártaro, cúrcuma, endro, erva doce, estragão, gaultéria, gelatina, geléia, gengibre, hortelã, louro, maionese, manjericão, mostarda, manjerona, menta, mel, melaço, missô, molho inglês, mostarda, noz moscada, óleo fíg. de bacalhau, óleo de linhaça, orégano, pápricas, picles, pimenta em grão, pimenta Malagueta, pimentão, sal, sálvia, segurelha, shoyu, tomilho e vinagres.
Chás: alfafa, amora, bardana, bétula branca, botão de ouro, camomila, casca/carvalho, dente de leão, dong quai, equinácea, erva de S. João, folha de morango, gataria, hortelã, marroio branco, milefólio, olmo, pimenta caiena, pilriteiropoligonácea, raiz de alcaçuz sabugueiro, salsaparrilha, tomilho, valeriana e verbena.
Sucos: aipo, cenoura, cereja, damasco, grapefruit (toranja), laranja, limão, maçã, pepino, sidra e verduras.
Outras bebidas: café, cerveja, chá preto e vinho.
Sangue Tipo B - Alimentos que proporcionam malefícios (Evitar consumo)
Carnes: codorna, coração, frango, galinha d´angola, ganso, pato, perdiz e porco.
Frutos do mar: camarão, amêijoa (molusco), barracuda, caranguejo, enchova, enguia, esturjão branco, lagosta, lagostim (crustáceo), ostras, peixe lua, perca do mar, perca listrada, polvo, rã e salmão defumado.
Laticínios: queijo de soja, queijo roquefort e sorvete c/ leite.
Frutas: abacate, caqui, carambola, côco e romã.
Grãos: amaranto, arroz 7 cereais, arroz selvagem, bagels de milho, bolo de milho, bolo de trigo centeio, cevada, creme de trigo cuscuz, far. de centeio, far. de cevada, far. de glúten, feijão azuki, feijão preto, feijão rajado, flocos de milho, fubá, germe de trigo, grão de bico, kasha, lentilhas, massa/alcach., pão de centeio, trigo duro, trigo integral e trigo sarraceno.
Legumes e verduras: abóbora moranga, alcachofra, broto de feijão, broto/rabanete, milho, rabanete e tomate.
Sementes: amendoim, avelã, cast. de caju, gergelim, papoula, pinhão, pistache, sem. de abóbora e sem. de girassol.
Temperos: azeitonas, canela, essência de amêndoa, gelatina pura, ketchup, maisena,malte de cevada mel de milho, óleo açafrão, óleo algodão, óleo amendoim, óleo canola, óleo gergelim, óleo girassol, óleo de milho, pimenta branca, pimenta da Jamaica, pimenta do reino e tapioca.
Chás: cabelo de milho, genciana, sene e tília.
Suco: tomate
Outras bebidas: água gasosa, destilados e refrigerantes.
Informações sobre o tipo sanguíneo AB
O sangue tipo AB tem menos de mil anos de existência, é raro (menos de 5% da população) e biologicamente complexo. É o delicado produto de uma rara mistura entre o tolerante tipo A e o equilibrado tipo B.
São pessoas que não se preocupam com detalhes, são atraentes, carismáticas, cativantes, espiritualizadas, excêntricas e populares, aceitam todos os aspectos da vida sem se conscientizar das conseqüências.
Curiosidade: Mesmo sendo uma mistura entre o os tipos A e B, tende para as características do tipo A.
Sangue Tipo AB - Alimentos que proporcionam benefícios
Carnes: carneiro, coelho, cordeiro e peru.
Frutos do mar: atum, bacalhau, badejo, cavala, escargot, esturjão, garoupa, lúcio (semelhante à perca), pargo, perca oceano, salmão, sardinha, savelha, truta e vermelho.
Laticínios: coalhada, iogurte, queijo cottage, leite de cabra, mussarela, ricota e queijo de cabra e tofu.
Frutas: abacaxi, ameixas, cerejas, figos, framboesas, groselhas, kiwi, limão, toronja e uvas.
Grãos: arroz branco, arroz integral, arroz selvagem, aveia integral, cereal de aveia, espelta, far. de arroz, far. de aveia, far. de centeio, far. germem trigo, feijão branco, feijão rajado, feijão soja, feijão vermelho, lentilhas, pão de arroz, pão de centeio, pão de far.
Soja, pão de grãos e germinados.
Legumes e verduras: aipo, broto de alfafa, batata doce, berinjela, beterraba, brócolis, couve-flor, couve, dente de leão, inhame, folhas mostarda, pepino e tomate.
Sementes: amendoim, cast. da Índia e nozes.
Temperos: alho, azeite de oliva, curry, missô, raiz forte e salsa.
Chás: alcaçuz, alfafa, bardana, camomila, gengibre, ginseng, folhas morango, frutos roseira, pilriteiro e verde.
Sucos: aipo, cenoura, cereja, mamão, repolho e uvas.
Outras bebidas: café.
Suplementos: bromelina, quercetina, selênio, vitamina C e zinco.
Exercícios: aeróbica, aikido, alongamento, caminhada, ciclismo, dança, golfe, natação, Tai Chi Chuan e ioga.
Sangue Tipo AB - Alimentos Neutros (Consumir moderadamente combinando com alimento que proporcione benefício)
Carnes: faisão e fígado.
Frutos do mar: atum, arenque, caranha, carpa, caviar, espadarte, haliote, leque, linguado, lula, perca amarela, perca branca, perca prateada pescada e tubarão.
Laticínios: caseína (Proteína existente no leite), leite de soja, leite desnatado, queijo cheddar, queijo colby, queijo de soja, queijo edam, queijo ementhal, queijo golda, queijo gruyére, queijo arlsburg, queijo monterey, queijo munster, queijo neufchatel, queijo suíço, requeijão e soro de leite.
Frutas: amoras, bagas de sabugo, banana terra, damasco, limas, maçã, mamão, melão, morango, nectarina, passas, pêra, pêssego, tâmara, vacínio e tangerina. Grãos: cevada, creme de arroz, creme de trigo, cuscuz, ervilhas, far. de espelta, far. de glúten, far. de graham, far. trigo Integral, far. trigo branca, far. trigo duro, far. trigo torrada, farinha cevada, feijão verde, germe de trigo, granola, lentilha, massa/espinafre, massa/ sêmola, pão de centeio, pão de far. Soja, pão de grãos germinados, pão de arroz, soja e trigo integral.
Legumes e verduras (Zinco): abóboras, acelga, agrião, alcaravia, alface americana, alface romana, alho poro, aspargo, batata roxa, batata inglesa, broto de bambu, cenoura, chicória, cogumelo paris, cogumelo enoki, cogumelo ostra, cogumelo portobelo, couve bruxelas, endívia (variedade da chicória), ervilha, escalônia, escarola, espinafre, funcho, nabo, quiabo, repolho branco, repolho chinês, repolho roxo e rutabaga (próximo ao bago).
Sementes: amêndoas, castanha de caju, castanha do pará, pinhão, noz macadâmia e pistache.
Temperos: açafrão, açúcar branco, açúcar mascavo, alecrim, alfarroba, araruta, azeitona espanhola, azeitona grega, azeitona verde, baunilha, canela, cebolinha, coentro, cominho, cravo da Índia, folha de louro, gelatina, geléia, gengibre, hortelã, pimenta, maionese, manjericão, mel, melaço, menta, molho de soja, mostarda, óleo amendoim, óleo de canola, óleo fig. Bacalhau, óleo de linhaça, noz moscada, páprica, sal e tomilho.
Chás: amora, bétula branca, dente de leão, erva de São João, folhas framboesa, hortelã, hortelã-pimenta, pimenta caiena, sabugueiro, salsa, salsaparrilha, valeriana e verbena.
Sucos: abacaxi, ameixa seca, damasco, limão, maçã, pepino, verduras Benéficas e toronja.
Outras bebidas: água gasosa, cerveja e vinhos.
Sangue Tipo AB - Alimentos que proporcionam malefícios (Evitar consumo)
Carnes: boi, búfalo, codorna, coração, frango, galinha, ganso, pato, perdiz, porco, veado e vitela.
Frutos do mar: barracuda, camarão, caranguejo, enchova, enguia, esturjão branco, hadoque, lagosta, lagostim (crustáceo), ostras, perca do mar, polvo, rã, salmão defumado e tartaruga.
Laticínios: leite, leitelho (Leite ácido, semidesnatado, portanto pobre em gorduras, resíduo da fabricação da manteiga, muito usado sob a forma de leite em pó; leite desnatado; leite magro), manteiga, queijo brie, queijo camembert, queijo parmezão, queijo provolone, queijo roquefort, sherbet e sorvete c/ leite.
Frutas: abacate, banana, caqui, carambola, côco, goiaba, laranja, manga e romã.
Grãos: bolo de milho, cereal de milho, feijão azuki, feijão fradinho, feijão mulatinho, feijão preto, grão de bico e flocos de milho.
Legumes e verduras: alcachofra, broto de feijão, broto de rabanete, cogumelo, milho amarelo, milho branco, pimentão vermelho, pimentão amarelo, pimentão verde e rabanete.
Sementes: avelã, gergelim, sem. Abóbora, sem. Gergelim, sem. Girassol e sem. papoula.
Temperos: alcaparra, azeitona preta, erva doce, essência amêndoa, gelatina em pó, ketchup, mel de milho, molho inglês, óleo de açafrão, óleo algodão, óleo de gergelim, óleo de girassol, óleo de milho, picles, pim. da jamaica, pim. de caiena, pim. do reino, pim.verm.flocos, pimenta branca, pim. em grão, pim. mexicana, tapioca e vinagre.
Chás: cabelo de milho, feno grego, genciana, lúpulo, sene, tília e verbasco.
Suco: laranja.
Outras bebidas: chá preto, destilado e refrigerante.
Informações sobre o tipo sanguíneo O
Mais antigo e básico tipo de sangue, sobrevivente do topo da cadeia alimentar, com
um forte e agressivo sistema imunológico. As pessoas têm memória genética de
autoconfiança, autopreservação, concentração, energia, força, intuição, ousadia, poder,resistência e um otimismo inato. Gostam de assumir riscos, são resistentes, seguros, tranqüilos.
O estresse atinge diretamente os músculos, gerando hiperatividade. Precisam fazer exercícios pesados. Tipo sanguíneo O é carnívoro. Os alimentos de origem animal aceleram o ritmo de seu metabolismo, aumentando a eficiência. A carne é combustível e o organismo tem alto nível de acidez no estômago.
Seu principal fator de aumento de peso é o glúten, encontrado no trigo e derivados. Em menor extensão o milho tem o mesmo efeito. O glúten cola-se na mucosa do intestino grosso, causando inflamação e irritação dolorosa. Para ajudar na perda de peso é bom consumir algas, brócolis, carne vermelha, espinafre, fígado, frutos do mar e sal iodado. Quem tem sangue tipo O pode comer carne magra de cordeiro, frango, gado e peru quanto desejar, mas sempre equilibrando com verduras e frutas, para evitar a superacidificação.
Os alimentos considerados maléficos (indicado evitar o consumo) interferem na eficiência da insulina, diminuem o ritmo metabólico, reduzem a utilização das calorias e inibem o hormônio tireoidiano.
Curiosidade: Al Capone era do tipo sanguíneo O.
Sangue Tipo O - Alimentos que proporcionam benefícios
Carnes: boi, búfalo, carneiro, cordeiro, fígado e veado.
Frutos do mar (Vitamina B / Iodo): bacalhau, badejo, cavala, enchova, esturjão, linguado, merluza, peixe espada, salmão sardinha, truta e vermelho.
Frutas: ameixa e figo.
Grãos: ervilha, feijão azuki, feijão rajado e pão de grãos germinados.
Legumes e verduras: abóbora, acelga, alcachofra, alface romana, batata doce, brócolis, chicória, couve, dente-de-leão, escarola, espinafre, folha de beterraba, nabo, pimentão vermelho e quiabo.
Sementes: nozes e semente de abóbora.
Temperos: alho, alho poro, azeite de oliva, cebolas, curry, óleo de linhaça, raiz forte e salsa.
Chás: alcaçuz, amora, casca de olmo, dente-de-leão, feno grego, fruto da roseira, gengibre, hortelã-pimenta, pimenta de caiena, salsa e tília.
Sucos: abacaxi, ameixa e cereja preta.
Outra bebida: água gasosa
Suplementos: cálcio, iodo, manganês, vitamina B e vitamina K.
Exercícios: aeróbica, artes marciais, calistênicos, caminhada, ciclismo, corrida, dança, esporte de contato, esteira, musculação, natação, patinação e step.
Sangue Tipo O - Alimentos Neutros (Consumir moderadamente combinando com alimento que proporcione benefício)
Carnes: codorna, coelho, faisão, frango, pato, perdiz e peru.
Frutos do mar: atum, camarão, escargot, caranguejo, carpa, enguia, esturjão branco, garoupa, hadoque, lagosta, lagostim (crustáceo), lula, mexilhão, ostra, pargo, perca, pescada, rã, trutas e tubarão.
Laticínios: leite de soja, manteiga, mussarela, queijo de cabra e tofu.
Frutas: abacaxi, amora, banana, caqui, carambola, melancia, cereja, damasco, framboesa, goiaba, grapefruit, groselha, kiwi, lima, limão, maçã, mamão, manga, melão, nectarina, passas, pêra, pêssego, romã, tâmara e uvas.
Grãos: arroz branco, arroz integral, arroz selvagem, bolos de arroz, cevada, creme de arroz, ervilha verde fava, farinha de centeio, farinha de cevada, farelo de arroz, farinha de arroz, feijão branco, feijão mulatinho, feijão preto, feijão verde, grão-de-bico, massa da raiz de girassol, painço, pão de centeio, pão sem glúten, trigo sarraceno e vagem.
Legumes e verduras: abobrinha, agrião, aipo, alface americana, alface, aspargo, beterraba, broto de bambu, broto de feijão, cará, cenoura, chicória, cogumelo, ervilha, inhame, pepino, pimentão amarelo, pimentão verde, rabanete e tomate.
Sementes: amêndoas, avelãs, semente de girassol, semente de gergelim, noz macadâmia, noz de nogueira amarga e pinhão.
Temperos: açafrão, açúcar, alecrim, alho, araruta, azeitona verde, cebolinha, coentro, cominho, cravo, erva doce, essência de amêndoa, estragão, gelatina, geléias, gengibre, hortelã, louro, maionese, malte de cevada, manjericão, manjerona, mel, melaço, menta, missô, molho inglês, mostarda seca, óleo de canola, óleo de gergelim, páprica, pimenta da Jamaica, pimenta malagueta, pimenta mexicana, sal e shoyo.
Chás: camomila, carvalho branco, folha de framboesa, ginseng, hortelã, raiz de alcaçuz, sabugueiro, sálvia, valeriana, verbena e chá verde.
Sucos: aipo, cenoura, damasco, mamão, pepino, tomate, uva e verduras.
Outras bebidas: cerveja e vinho.
Sangue Tipo O - Alimentos que proporcionam malefícios (Evitar consumo)Frutos do mar: caviar, polvo e salmão defumado.
Laticínios: iogurte, leite de cabra, leite de vaca, queijos e sorvete c/ leite.
Frutas: abacate, amora preta, banana da terra, coco, laranja, melão, morango, tangerina e tamarindo.
Grãos: trigo, arroz 7 cereais, bolo inglês, creme de trigo, farelo de aveia, farelo de trigo, feijão fradinho, feijão mulatinho, flocos de aveia, flocos de milho, fubá, germe de trigo, lentilhas, pão de trigo integral, pão preto e trigo duro.
Legumes e verduras: batata vermelha, berinjela, broto de alfafa, cogumelo paris, couve Bruxelas, couve-flor, milho, mostarda e repolho.
Sementes: amendoim, castanha de caju, castanha do Pará, semente de papoula e pistache.
Temperos: alcaparra, azeitona preta, baunilha, canela, ketchup, noz moscada, óleo de algodão, óleo de amendoim, óleo de milho, picles, pimenta branca, pimenta do reino e vinagre.
Chás: alfafa, babosa, bardana, erva de São João, folhas de morango chá preto e sene.
Suco: maçã e sidra.
Outras bebidas: café, destilados e refrigerantes.
Suplementos: vitamina A e vitamina E
Nota: Todo programa alimentar deve ser realizado sob supervisão médica.
Mantenha seu corpo em forma e a sua saúde perfeita.
Você sabia que seu organismo funciona em perfeita sintonia? A dieta explica que os tipos sanguíneos tem forte influência no organismo. Eles determinam a eficiência do metabolismo, do sistema imunológico, o estado emocional e até a personalidade de cada indivíduo, promove o bem-estar, diminui o peso e fortalece a saúde a partir de uma mudança de hábitos alimentares.
Basicamente, a dieta do grupo sanguíneo segue a premissa de que cada grupo sanguíneo (A, B, AB e O) deve seguir dietas específicas.
Importante!
É necessário que o paciente faça uma avaliação, pois o que importa não é apenas saber quais os melhores produtos, e sim promover reações no metabolismo para que os elementos neles encontrados tenham boa absorção. Pois nós perdemos os nutrientes não somente por alimentos ruins, mas sim, pela qualidade de vida, que engloba emoções, sentimentos, o dia a dia...
Mas o que cada grupo sangüíneo pode comer?
Sangue Tipo O
São carnívoros com aparelho intestinal forte e necessitam comer proteínas animais diariamente, caso contrário, estão propensos a desenvolver doenças gástricas como úlceras e gastrites devido à alta produção de sucos gástricos.
Alimentos Positivos:
Carnes: bovina, carneiro, vitela, cordeiro
Peixes: bacalhau, badejo, sardinha, linguado, salmão
Laticínios: Queijo de leite de cabra, queijo de soja
Frutas: ameixa, nozes, figo, semente de abóbora
Verduras: abóbora, brócolis, espinafre, alface romana, acelga, salsa
Cereais: Evitar
Outros: azeite de oliva
Alimentos Neutros:
Carnes: frango e peru
Peixes: atum, camarão, lagosta
Laticínios: mussarela, manteiga, queijo minas
Frutas: noz pecãn, castanhas, avelã, pinha
Verduras: abobrinha, agrião, inhame
Cereais: farelo de arroz, farinha de trigo integral
Outros: óleo de canola
Alimentos negativos:
Carnes: carne de porco e derivado, como presunto e bacon
Peixes: caviar, salmão defumado, polvo
Laticínios: creme de leite, iogurte, leite (integral ou magro), a maioria dos queijos, sorvete
Frutas: laranja, morango, côco, amora, amendoim, castanha do Pará, pistache, castanha de caju, abacate
Verduras: berinjela, champignon, milho, repolho,Cereais: aveia, trigo, cuscuz e pão branco
Outros: óleo de milho, óleo de amendoim
Sangue Tipo A
São vegetarianos com aparelho intestinal sensível e têm dificuldades para digerir proteínas de origem animal, pois sua produção de suco gástrico é mais limitada.
Alimentos Positivos:
Carnes: evitar carnes vermelhas
Peixes: bacalhau, salmão vermelho, salmão, sardinha, truta
Laticínios: queijo de soja, tofu
Frutas: abacaxi, ameixa, cereja, figo, limão, amora, damasco
Verduras: abóbora moranga, alface romana, acelga, brócolis, cenoura, acelga, alcachofra, cebola
Cereais: farinhas de centeio, arroz, soja e aveia, pão de farinha de soja
Outros: alho, molho de soja, missô, melaço de cana, gengibre, chá verde, café normal, vinho tinto
Alimentos Neutros:
Carnes: frango e peru
Peixes: atum, pescada
Laticínios: iogurte, mussarela, ricota, iogurte c/ frutas, coalhada, queijo minas
Frutas: melão, passas, pêra, maçã, morango, uva, pêssego, goiaba, kiwi
Verduras: agrião, chicória, milho, beterraba
Cereais: fubá de milho, flocos de milho, cevada
Outros: açúcar branco, chocolate, alecrim, mostarda (seca), noz-moscada, manjericão, açúcar mascavo, manjericão, orégano, canela, hortelã, salsa, salvia
Alimentos Negativos:
Carnes: bovina, carneiro, cordeiro, pato, porco e derivados, vitela
Peixes: mexilhões, lagostim, salmão defumado, caviar, ostra, lagosta, camarão, caranguejo.
Laticínios: creme de leite, sorvete, leite magro e integral, manteiga, requeijão
Frutas: caqui, carambola, côco
Verduras: repolho, tomate, inhame, batata, berinjela, batata doce
Cereais: Creme e germe de trigo, farinha de trigo integral, pão preto, pão integral, farinha branca, granola
Outros: alcaparras, gelatina pura, pimenta em grão, vinagre, cerveja, licor, chá preto, refrigerante.
Sangue Tipo B
Podem tolerar dieta mais variadas é o único tipo de sangue que tolera bem laticínios em geral.
Alimentos Positivos:
Carnes: carneiro, cordeiro, coelho, veado
Peixes: bacalhau, salmão, linguado, badejo, caviar, sardinha
Laticínios: iogurte, mussarela, coalhada, leite, queijo, ovos, ricota
Frutas: abacaxi, bananas, mamão, uvas, ameixa fresca,Verduras: batata doce, cenoura, berinjela, inhame, beterraba, brócolis, couve, repolho
Cereais: arroz integral, aveia integral
Outros: gengibre, salsa, açafrão, hortelã, pimenta, ginseng, gengibre, sálvia
Alimentos Neutros:
Carnes: carne bovina, peru, vitela
Peixes: arenque, truta, atum, lula
Laticínios: leite soja, queijo parmesão, queijo soja, manteiga, requeijão, leite integral
Frutas: morango, laranja, kiwi, passas, pêra
Verduras: abóbora, agrião, alface, acelga, aipo, cogumelos, espinafre
Cereais: granola
Outros: café, vinho branco, cerveja, chá preto, chá de amora, hortelã, camomila
Alimentos Negativos:
Carnes: frango, pato, porco, presunto
Peixes: lagosta, camarão, anchova, caranguejo, polvo, ostra, polvo, mexilhão
Laticínios: queijo fundido e roquefort, sorvete com leite
Frutas: caqui, carambola, coco
Verduras: alcachofra, azeitonas, tomate, broto de feijão, milho verde
Cereais: farinha de trigo, milho, centeio
Outros: canela, maisena, pimenta branca e do reino, gelatina pura, refrigerantes, bebidas destiladas.
Sangue Tipo AB
Necessitam de uma dieta equilibrada contendo um pouco de tudo.
Alimentos Positivos:
Carnes: carneiro, coelho, cordeiro e peru
Peixes: atum, bacalhau, cavala, sardinha, garoupa, truta
Laticínios: coalhada, iogurte, mussarela, ricota, queijo cottage
Frutas: abacaxi, ameixa, cereja, figo, limão, kiwi, uva, framboesa
Verduras: aipo, alho, beterraba, berinjela, brócolis, couve-flor, pepino
Cereais: arroz, farinha de centeio, de trigo, aveia
Outros: curry, alho, missô, gengibre, camomila
Alimentos Neutros:
Carnes: faisão, fígado
Peixes: arenque, linguado, carpa
Laticínios: leite e queijo de soja, leite desnatado, requeijão
Frutas: ameixa seca, pêra, passas, mamão, maçã, pêssego
Verduras: broto de bambu, cebolinha, escarola, agrião, vagem
Cereais: cevada, germe de trigo, granola
Outros: açafrão, mel, açúcar, melaço, chocolate, vinho
Alimentos Negativos:
Carnes: bovina, frango, porco, presunto e vitela
Peixes: anchova, camarão, caranguejo, lagosta, linguado, ostra, mexilhão, siri
Laticínios: leite integral, creme de leite, queijo parmesão, brie, provolone, roquefort, manteiga
Frutas: banana, caqui, goiaba, laranja, manga
Verduras: alcachofra, milho verde, nabo, pimentão, rabanete
Cereais: farinha de cevada, de milho, trigo sarraceno, cereais matinais, amido de milho
Outros: alcaparras, tapioca, vinagre, mel de milho, anis, maisena, malte de cevada, pimenta do reino e vermelha
Observação importante para todos os tipos sanguíneos:
Existem 6 alimentos que para um bom resultado do tratamento devem ser evitados (não exagerar): Leite, Cebola, Tomate, Laranja, Batata e Carne Vermelha.
terça-feira, 18 de maio de 2010
Hidratação e dicas
Hidratação: Quantidade Certa
Com o aumento da temperatura, o que mais se ouve falar é da importância da hidratação durante os treinos. Mas como é possível saber se a hidratação está sendo feita da forma correta? Confira algumas dicas:
* Pese-se antes e depois do treino. Se o peso diminuir ao final da carga de exercícios, você precisa se hidratar mais. Já se o peso aumentar pegue mais leve na hidratação da próxima vez.
* A cor da primeira urina do dia é uma forma de saber se a hidratação está em dia. Se a cor for parecida com limonada, tudo certo, já se estiver mais para um suco de maçã, beba mais líquido.
* Procure beber meio litro de líquidos duas horas antes do treino e em intervalos regulares durante o exercício. Se ainda assim seu peso diminuir ao final, beba 600 ml para cada meio quilo perdido para uma hidratação rápida.
Fonte: GSSI
O que comer antes e depois dos treinos?
Comer pouco para não ficar pesada ou muito para ter energia? Fazer uma refeição completa ou só um lanchinho? Carboidratos ou proteínas? As dúvidas na hora de se alimentar antes e depois dos treinos são muitas.
Pré-treino
* Refeições completas devem ser feitas quatro horas antes de treinar, já os lanches podem ser ingeridos com duas a três horas de antecedência para permitir o esvaziamento gástrico.
* Quanto mais próximo do horário do treino, menor deve ser o volume de alimento ingerido.
* Dar preferência aos carboidratos de fácil digestão, como pães, sucos, massas, arroz e frutas.
Pós-treino
* A reposição pós-treino deve ser feita rapidamente, quanto antes melhor, não deixando passar o período de duas horas.
* Comer carboidrato para reabastecer os estoques de glicogênio muscular, responsáveis pela energia gasta no exercício.
* Comer proteína para reparar as microlesões musculares, que são normalmente geradas em qualquer exercício físico.
* Sanduíches com frios magros, como peito de peru, queijo branco são os mais recomendados. Além de iogurtes, cereais e frutas.
Primeira prova
* Drible a ansiedade e procure dormir bem na noite anterior à prova;
* Não deixe para estrear seu tênis novo – ou qualquer outro acessório – no dia da corrida. O calçado não amaciado pode provocar bolhas e atrapalhar o seu desempenho;
* Na largada, procure se posicionar ao lado de corredores que tenham mais o menos o mesmo ritmo que o seu;
* Não se desgaste no início. Largue tranquila e, se sobrar energia, aperte o ritmo só no fim;
* Não corra em jejum. Ainda que a prova seja mais cedo do que você costuma acordar, coma algo leve antes de correr. Evite leite e sucos de frutas cítricas, eles podem gerar desconforto gástrico. Coma alimentos com os quais esteja acostumada. Nada de inventar no dia da prova;
* Marque seu tempo no relógio assim que passar no pórtico de largada. Como o cronômetro do pórtico marca o tempo total de prova, você poderá saber seu desempenho antes do resultado oficial da corrida;
* Próximo aos postos de hidratação, fique mais atenta, pois os copinhos são jogados no chão e você pode tropeçar ou escorregar;
* Se resolver andar ou diminuir o ritmo, procure ficar nas laterais da pista para não atrapalhar as ultrapassagens das outras corredoras;
* Na chegada, não pare de correr bruscamente. Continue dando trotinhos e diminua o ritmo gradativamente
Perca peso
Especialistas dão dicas para emagrecer correndo e falam dos mitos sobre o assunto
O cálculo do emagrecimento é simples: ingerir menos calorias do que se gasta. Apesar de parecer, toda mulher sabe que perder peso não é tão fácil como na teoria. É preciso suar muito para deixar para trás aqueles quilinhos que estão sobrando. Mas, fazendo a coisa certa, o sofrimento diminui e é possível potencializar o emagrecimento, preservando a saúde.
De acordo com fontes como a revista O2, sites especializados e o treinador Marcello Butenas e o fisiologista Paulo Zogaib dão dicas e derrubam mitos sobre como emagrecer correndo. Confira:
* Comparada a outras atividades, a corrida leva vantagem quando o assunto é emagrecimento. QUANTO MAIOR É A MASSA MUSCULAR ENVOLVIDA NO EXERCÍCIO, MAIOR O GASTO CALÓRICO. Na bicicleta ergométrica, por exemplo, você fica sentada e acaba deixando algumas partes do corpo sem estímulo, enquanto NA CORRIDA A NECESSIDADE DE DESLOCAMENTO TRABALHA OS MAIS DIVERSOS MÚSCULOS.
* Tente aumentar um pouco o tempo do exercício dentro dos treinos, mas atenção para não exagerar. Se você pegar pesado demais, pode ter um desgaste, se lesionar e terá que ficar longe dos treinos. Assim, todo o trabalho será perdido.
* Faça musculação para complementar a corrida. ALÉM DE FORTALECER OS MÚSCULOS E MELHORAR O DESEMPENHO, VOCÊ AINDA TERÁ UM GASTO CALÓRICO EXTRA.
* Não caia no mito de tirar o carboidrato da dieta para emagrecer. Os alimentos ricos em carboidratos são fontes de energia essencial para a atividade física. Dietas assim podem ser perigosas, causando fraqueza e até desmaios durante os treinos.
* Você não gasta calorias só durante
JANTAR DE MASSAS
Se você está começando agora sua carreira de corredora, vai ouvir com frequência as mais experientes falando sobre o jantar de massas. Essa é uma refeição realizada sempre na noite anterior à prova e, além de reunir a galera que vai correr, tem grande importância nutricional para melhorar seu desempenho. Confira as dicas sobre o jantar de massas dadas pelas nutricionistas Ana Beatriz Barrella, da RGNutri, e Mariana Escobar.
• As massas são ricas em carboidrato, que te darão mais energia para a prova do dia seguinte;
• Evite molhos pesados e gordurosos, como aqueles com queijo e creme de leite. Eles podem causar desconforto gástrico durante a prova;
• Para se deliciar no evento, incremente sua massa com molho ao sugo a base de tomates frescos;
Evite ainda alimentos ricos em fibras, como carnes, porque a digestão é mais lenta e também podem causar desconforto gastrointestinal.
Prepare o corpo para correr
Tirar o corpo do repouso e colocá-lo para correr exige atenção especial à preparação dos músculos e isso inclui não ter preguiça de fazer os exercícios de alongamento. Confira as dicas e três tipos de exercícios para as costas passados pelo treinador Aulus Sellmer, da Assessoria Esportiva 4any1:
* Alongamentos não aquecem os músculos. Por isso, faça um aquecimento prévio para que o músculo esteja lubrificado e aquecido para o alongamento.
* Não se esqueça de dar atenção ao alongamento também após o exercício.
* Flexibilidade é a medida da amplitude do movimento de uma articulação ou grupo de articulações. Falta de atividade física podem diminuir a flexibilidade, por isso, é importante fazer alongamento regularmente durante toda a vida.
Alongamento para as pernas:
1. Afaste as pernas na distância dos ombros e deixe os joelhos levemente flexionados. Apóie a mão direita no quadril e levante a esquerda, inclinando o tronco um pouco para a direita para alongar a parte lateral das costas. Segure 40 segundos de cada lado.
2. Afaste as pernas e desça com o tronco até o máximo que conseguir sem flexionar os joelhos. Mantenha por 40 segundos.
3. Afaste as pernas e estique os braços à frente do corpo com os dedos entrelaçados e a palma da mão virada para fora. Pode abaixar um pouco a cabeça para sentir alongas as costas. Mantenha por 40 segundos.
TPM e corrida combinam?
O período mais crítico do mês costuma ser traumático para certas mulheres. Algumas sentem dores, desconfortos, além dos sintomas comportamentais, como irritação e sensibilidade excessiva, por exemplo. Você não precisa interromper seus treinos nessa fase, pelo contrário, a corrida ajuda a amenizar algumas dessas reações do corpo.
- Não se apegue ao desempenho nesse período, pois é normal que ele fique prejudicado. Corra mais para relaxar, sem muitas pretensões;
- Muitas vezes, só o alongamento já é capaz de diminuir algumas dores e desconfortos. Por isso, dê atenção especial para essa atividade antes e depois dos treinos;
- A endorfina liberada durante a corrida ajuda nos sintomas psicológicos. Você ficará mais relaxada e feliz depois do treino e o mau-humor da TPM não terá vez.
domingo, 9 de maio de 2010
21 razões prováveis por que você não emagrece:
Você vive de dieta, mas o ponteiro da balança parece conspirar contra você. Ele permanece estável, sem levar em consideração todo o esforço que você anda fazendo para manter a boca controlada. Antes de colocar toda a culpa em cima da balança e achar que tudo não passa de uma rixa pessoal, cheque a lista abaixo com 21 motivos que fazem você não emagrecer.
1-Esquecer de pôr fibras no cardápio.
As fibras estão relacionadas à maior saciedade. Ou seja, menos fibras é
igual a mais comida e, portanto, mais calorias. Cereais integrais, frutas, legumes e verduras respondem como boas fontes do nutriente. Provavelmente, uma alimentação carente nestes alimentos é composta por ingredientes mais calóricos, o que leva ao ganho de peso.
2- Repetir sempre o mesmo menu.
Pessoas que desejam emagrecer seguindo uma alimentação monótona
desistem mais fácil do projeto de emagrecimento. Variar os tipos de alimentos, texturas e sabores é um dos segredos para perder peso com saúde.
3- Pular refeições.
Ao pular refeições, você só faz com que a fome se acumule. Fome acumulada pode significar descontrole e excesso alimentar em algum período do dia. Além disso, não realizar, pelo menos, cinco refeições por dia, faz com que a quantidade de nutrientes importantes para o corpo não seja fornecida adequadamente.
4- Estipular metas difíceis de serem atingidas.
Estabelecer metas de grande perda de peso, em pouco tempo, pode surtir efeito contrário e levar à desistência do projeto. Estabeleça pequenas metas durante o processo de emagrecimento. As vitórias ao longo do caminho servem como estímulo e mostram que é possível chegar ao peso desejado , aconselha.
5- Beber pouca água Zero calorias e muitos benefícios.
Mesmo assim, muita gente faz cara feia na hora de beber água (2 litros é a dose mínima por dia). Além de fundamental para se manter bem hidratado, o consumo de água durante o dia retarda a sinalização de fome. Portanto, ela está envolvida com a menor ingestão de alimentos, diminuindo as calorias diárias.
6- Comer depressa demais.
Quando você faz refeições rápidas demais não dá o tempo necessário para o cérebro entender que o estoque de alimentos foi reposto e que, portanto, você pode parar de comer. É preciso reservar, pelo menos, 30 minutos para fazer as refeições. Ingira os alimentos calmamente, em um ambiente tranquilo, evitando comer na frente do computaor ou da televisão.
7- Extrapolar na quantidade dos alimentos.
A moderação é mais um segredo para ver o ponteiro da balança descer. Ingerir uma quantidade de alimentos além da necessária leva ao excesso calórico que, por sua vez, resulta no ganho de peso.
8- Dar importância desmedida ao regime.
Focar toda a sua atenção à dieta, não é nada estimulante. Pensar no cardápio equilibrado a todo momento leva a uma sensação de privação e punição por ter adquirido os quilinhos extras. Veja positivamente sua mudança de hábitos alimentares. Quando menos esperar, o emagrecimento vai aparecer , incentiva a nutricionista.
9- Beliscar o tempo todo.
Beliscar o dia todo faz com que você perca a noção da quantidade de alimentos ingeridos. O melhor a fazer é estipular horários para pequenos lanches entre as refeições principais. Isso ajuda muito a evitar qualquer tipo de excesso , garante a especialista.
10- Dispensar legumes e verduras.
Fazer dieta, para você, é sinônimo de cortar calorias (a inclusão de alimentos saudáveis é só um adicional). Grande engano, já que legumes e verduras são indispensáveis na mesa. Além dos inúmeros nutrientes que oferecem, os vegetais são ricos em fibras e saciam sua fome mais rapidamente. Deixar de ingeri-los leva a um maior consumo de alimentos e calorias, prejudicando assim, o emagrecimento.
11- Ignorar as informações dos rótulos.
As informações contidas nos rótulos dos alimentos são as melhores armas para os consumidores encherem o carrinho de compras saudáveis. Analisando as tabelas, dá para saber se a porção do alimento tem calorias excessivas, nutrientes importantes, ou ainda, se é rica em gorduras e açúcares.
12- Sofrer com a ansiedade pelos resultados.
Evite se pesar em diversos momentos do dia. A variação apontada pela balança é normal em diferentes horários e até em dias consecutivos. Essas mudanças, principalmente quando o ponteiro sobe, podem desanimar quem está de dieta. Por isso, pese-se somente a cada sete dias, com menos roupas possíveis, no mesmo horário e na mesma balança.
13- Cometer deslizes nos finais de semana.
Muitas pessoas fazem um pequeno deslize se transformar em início da desistência do projeto de emagrecimento. Para se prevenir, fuja de situações que incentivam o excesso. Caso já tenha extrapolado, volte à dieta logo em seguida, sem restrições exageradas para compensar as calorias a mais.
14- Não praticar exercícios.
Por aumentar o gasto calórico, as atividades físicas são excelentes meios para acelerar o emagrecimento. Outros pontos positivos dos exercícios é que eles diminuem a porcentagem de gordura corporal e aumentam a massa magra. Como os músculos queimam mais calorias, as atividades físicas ainda ajudam na manutenção do peso.
15- Ser fã dos chopinhos nas happy hours.
O típico encontro com os amigos após o expediente pode ser uma armadilha para quem quer emagrecer. Chope, batata frita, amendoim e salgadinhos esbanjam calorias e nunca faltam nas happy hours. Você não precisa deixar de sair com os amigos, mas proponha bares e restaurantes que oferecem opções de petiscos mais saudáveis.
16- Não substituir as frituras pelos grelhados.
Se você ainda não se convenceu de que precisa substituir os alimentos fritos pelos grelhados, aí vai uma boa causa: eles têm o dobro ou mais calorias que suas versões assadas ou feitas na chapa. Prefira sempre o grelhado.
17- Ceder aos doces.
Na lista de campeões em gorduras e açúcares, os doces certamente levam a um excesso calórico. Se a vontade for muita, opte pelas menores porções.
18- Acreditar em dietas milagrosas.
As dietas altamente restritivas são caminho certo para o abandono do plano de emagrecimento. Opte por uma dieta equilibrada que faça com que a redução de peso seja gradual, mas efetiva.
19- Deixar de incluir lanches entre as refeições principais.
Deixar intervalos grandes entre um prato principal e outro faz você chegar faminto às refeições. Não fique mais que quatro horas sem se alimentar. Garanta isso fazendo pequenos lanches.
20- Exagerar na determinação
Quando a vontade por alguma tentação aperta, você resiste bravamente. A atitude exemplar nem sempre é a mais ideal. Acumular vontade pode levar a um descontrole mais adiante. Se a vontade de comer um doce for muito grande, por exemplo, coma um bombom ou uma barrinha pequena de chocolate. Assim, você evita comer a caixa de bombons inteira em algum outro momento.
21- Tomar refrigerantes
As bebidas gaseificadas dão uma falsa sensação de saciedade. O que acontece é que, logo após uma refeição, você volta a sentir fome mais cedo e passa a beliscar. Para acompanhar as refeições, opte por um copo de água ou de suco natural.
Somatotipos
De acordo com os autores Heath & Carter, as mulheres possuem diferentes caracterísitcas de acordo com o seu somatotipo. Conheça o seu e veja as dicas de alimentação para não perder a forma.
A - Ectomorfo – a magrinha
Estrutura física: corpo magro, alto ou baixo, mas com estrutura delicada e frágil, queixo pontiagudo, nariz e pescoço finos, tórax longo, geralmente pouco peito, braços e pernas longos e finos, juntas pequenas, poucos e delgados músculos, ombros não muito largos e arredondados, dedos e pescoço longos, face com formato triangular, cabelos geralmente finos com facilidade para crescer, mais sensível às temperaturas extremas (sentem mais facilmente frio ou estão mais sujeitas a sentir muito calor) e a sua pele tende a se queimar mais facilmente. Este é o tipo magro clássico, no qual as modelos mais se enquadram.
Personalidade: As características de personalidade incluem hipersensibilidade e uma percepção aguçada de tudo que se passa a sua volta. Parecem ser obsessivas e facilmente se desestimulam na ausência de progresso.
Exercícios físicos: É muito difícil obter ganho de massa e aumento de peso neste somatotipo, sendo bem comum estas pessoas objetivarem o ganho de massa muscular. Neste caso, o programa deve ser mais voltado à prática de exercícios com peso. Mas cabe ao profissional de educação física definir o treino.
Alimentação: O cardápio deve ser rico em carboidratos, como pães, massas e cereais, pois estes alimentos têm a função de fornecer energia ao corpo, funcionando como um estímulo para aumentar a massa muscular e o peso. Outro ponto importante é o fracionamento das refeições com a combinação dos carboidratos e das proteínas. Manter o organismo com todos os nutrientes circulando evita a perda de massa muscular, comum neste somatotipo, pela própria ação do metabolismo. Muitas vezes este somatotipo deseja ganhar peso e para isto aumenta a quantidade de açucares e gorduras. Errado! O excesso de açúcar refinado diminui a participação da vitamina do complexo B, o que diminui ainda mais a capacidade de aumentar o peso, pela influência na diminuição do metabolismo. Por isso, as melhores escolhas são os carboidratos complexos (grãos e massas) e todos os tipos de proteínas (ovos, leite e derivados e carnes brancas e vermelhas).
B - Mesomorfo – a encorpada
Estrutura física: corpo musculoso, atlético, forte, músculos maciços e bem desenhados, ossos proeminentes, pescoço forte, volume de tórax domina o abdômen, ombros largos, musculatura abdominal firme e bem desenvolvida, pernas e braços mais roliços, bumbum avantajado, quadris mais largos, parecem gordinhas apesar de não terem barriga porque são mais musculosas, pele mais grossa, cintura com largura menor que os ombros, tem facilidade para ganhar músculos, rosto mais largo e longo, e cabelos mais pesados e grossos. Eles apresentam tal estrutura porque têm altos índices de testosterona.
Personalidade: Suas características são a agressividade e a dominação. São pessoas determinadas que dificilmente desistem das coisas. Persistência é a palavra que define melhor este somatotipo.
Exercícios físicos: este somatotipo deve procurar trabalhar em exercícios que irão alongar a musculatura atrofiada e fazer atividades para aumentar a flexibilidade, ou apenas manter a definição muscular.
Alimentação: A dieta deverá respeitar os objetivos individuais. Se for necessário perder um pouco de peso, as calorias deverão ser reduzidas. Quando a pessoa estiver em forma, as refeições deverão ser balanceadas de acordo com suas atividades diárias, levando-se em conta o gasto energético, pois neste caso não se tem uma preocupação em ganhar massa muscular e sim em manter. Isso quer dizer que os carboidratos como pães, massas e frutas devem aparecer em 60% das calorias totais do dia, permitindo 10% deste total para os doces e açucares refinados e as proteínas como carne, leite e derivados devem contribuir com 15%, sendo que para as gorduras restam 25% das calorias totais, incluindo o óleo das preparações e a gordura presente em muitos carboidratos e proteínas. - talvez uma ilustração da pirâmide seja adequada.
C - Endomorfo – a gordinha
Estrutura física: cabeça larga e mais arredondada, pescoço mais curto e grosso, tórax grosso e largo, braços e pernas mais curtos e grossos, cintura fina, quadris mais largos que os ombros, corpo mais flácido, gordura localizada na parte abdominal e nos quadris, músculos pouco trabalhados e difícil perda de peso.
Personalidade: Têm personalidade relaxada, são tolerantes e normalmente boa companhia. Pessoas calmas, que só fazem uma coisa bem feita quando estão muito entretidas.
Exercícios físicos: são indicadas as atividades aeróbicas, como corrida e caminhada, pois a preocupação em manter o peso é bastante comum para este tipo físico. Os exercícios precisam ter duração de 30 a 40 minutos, no mínimo três vezes por semana. Procure um profissional habilitado para indicar o melhor treino!
Alimentação: Como elas apresentam formas arredondadas devido ao excesso de gordura no tronco, precisam ter mais cuidado com a alimentação, pois qualquer excesso pode contribuir para o aumento de peso e de medidas. Pelo fato desta tendência ser proveniente de fatores hereditários, o equilíbrio nutricional pode amenizar os resultados. Os adipócitos têm uma tendência a ficar sempre cheios, armazenando todos os excessos alimentares em forma de gordura. Uma solução muito utilizada para este somatotipo é restringir os valores calóricos da dieta. O fracionamento deste total, que deve ser calculado de acordo com as necessidades individuais, deve ser distribuído durante o dia, de tal forma que a última refeição se torne a menor. Por conta da restrição calórica, o cuidado com vitaminas e minerais deve ser constante, e por isso o consumo de legumes, verduras e frutas deve ser maior do que de carboidratos, como batatas, massas, pães e grãos refinados.
PRODUTOS RELACIONADOS A ESTE ARTIGO de acordo com o site saúde na rede
• Fat Blocker (120 cáps) - Phytomare | Frasco com 120 cápsulas de 400mg
• CL (CL) 1000 (100 caps) - Arnold Nutrition | 100 cápsulas de 1000mg
• Fat Loss (Fat Burners com CL) (120 tabs) - Arnold Nutrition | 120 tabletes
• Thermogenic Ripped (480ml) - Nutrilatina AGE | 480ml
• Lipo Line (50 cáps) - Tiaraju | 50 cápsulas de 500mg
• Ripped Extreme Red Caps (160 caps) - Atlhetica Evolution | 160 cápsulas
• Ripped Extreme (500ml) - Atlhetica Evolution | 500ml
• The Burner (Thermoburn) (120 caps) - Arnold Nutrition | 120 cápsulas de 650mg
• Kit CL (CL) 1000 (200 caps - 2 frascos) - Arnold Nutrition | 2 frascos de 100 cápsulas de 1000mg
• Thermo Fire (120 tabs) - Arnold Nutrition | 120 tabletes
segunda-feira, 3 de maio de 2010
ECTOMORFO
Difícil de ganharem peso! Pernas e braços grandes, pequena porcentagem de gordura corporal e poucos músculos. Esses são os Ectomorfos. Enquanto que algumas mulheres não veriam problema nenhum em ter essas características, os homens geralmente tem uma visão diferente.
Dicas de treinamento para o ECTOMORFO:
Se você é um Ectomorfo, provavelmente seu maior benefício vai ser alcançado com cargas muito pesadas nos treinos com pesos. Você vai querer estimular os seus músculos muito intensamente para ter a resposta que quer em termos de ganhos musculares. Exercícios usando barras e halteres são ótimos para alcançar esse objetivo. Eles permitem que você use toda a amplitude de movimentos e geralmente são mais familiares ao corpo do que aqueles feitos nas máquinas.
Dê um bom descanso entre os sets (2-3 min) para que com isso você reponha seus níveis de ATP e tenha forças para uma nova série de exercícios pesados. Malhar pesado exige muito do seu organismo e dessa forma você vai precisar descansar o suficiente entre as sessões de treinamento.
Os ectomorfos geralmente têm um metabolismo muito rápido e a queima de calorias é muito intensa. Dessa forma não se preocupe com exercícios cardiovasculares por enquanto. A menos que você faça atividades cardiovasculares por razões pessoais, você deve inicialmente se concentrar em ganhar massa muscular magra através do treino com pesos.
Dicas de dieta para o ECTOMORFO:
Lembre-se que a sua alimentação é responsável por pelo menos 70-75% de todo resultado do seu treinamento. Dessa forma mesmo que você seja naturalmente magro você precisa ingerir com freqüência alimentos de alta qualidade nutricional, saudáveis e completos. Sempre tome suplementos multivitamínicos e minerais.
Existem outros suplementos que podem te ajudar muito, dentre eles os aminoácidos, os shakes de proteína e principalmente os hipercalóricos dentre os quais recomenda-se a linha Mega-Gym da Nutrilatina que foi desenvolvida especialmente para ajudar os Ectomorfos no ganho de massa muscular.
Observações Finais:
A busca pelo corpo perfeito não é uma tarefa fácil. Requer muito sacrifício, organização e disciplina. Esperamos que através desse artigo você tenha identificado o seu tipo físico e com isso consiga otimizar seus treinamentos e sua alimentação para alcançar seus objetivos mais rapidamente.
A teoria do Dr. Sheldon virou uma referência na comunidade científica mundial e está presente em quase toda literatura sobre perda de peso, fitness e bodybuilding.
Para se obter ganhos musculares por meio da musculação, especialmente para aquelas pessoas classificadas como ectomorfos, as seguintes regras devem ser seguidas:
(1) Malhe pesado na academia, com muita carga de peso e muita intensidade. Seja consistente com os seus treinamentos e certifique-se de estar fazendo os exercícios de forma adequada, seguindo os movimentos corretos. Dê preferência aos exercícios de movimentos compostos, tais como supino, agachamento e peso morto (deadlift) na sua rotina de treinamentos.
Esses exercícios exigem muito do corpo, mas resultam em melhores ganhos totais. Isso acontece por causa da quantidade extra de hormônio do crescimento (hGH) liberada durante esses movimentos. Dessa forma, você ganhará músculos em vários outros grupos musculares que não estejam sendo especificamente focados no exercício. Inclua também movimentos básicos, tais como, rosca bíceps direta (para bíceps) e desenvolvimento (para ombros).
(2) Ingira uma quantidade suficiente de proteína para suprir a demanda por aminoácidos gerada pelos treinos.
(3) Se esforce para fazer 6 refeições por dia, em intervalos de 2 ou 3 horas no decorrer. Tente manter as calorias provenientes da gordura entre 15% e 25% do seu consumo total. Se você ultrapassar muito esses parâmetros, muito do peso que você ganhar pode ser gordura.
(4) Aumente o seu consumo calórico diário para um nível suficiente, que dê suporte para a prática de exercícios intensos, mas não exagere para evitar o acúmulo de gordura.
(5) Beba muita água. O consumo de água é essencial para o crescimento muscular. Tente beber entre 3 e 4 litros por dia. Leve uma garrafinha de água para a academia também. Atividades físicas intensas estimulam a perda de líquido, sendo essencial repor esse líquido. Adicionar preparados energéticos pode ser uma ótima opção, além de serem deliciosos.
(6) Mantenha seu treino aeróbico em um nível mínimo, não mais do que 30 minutos por dia, 4 a 5 dias por semana. Isso é mais recomendável ainda para aqueles que estão começando a fazer musculação e ainda estão muito magros. É indiscutível que toda atividade aeróbica contribui muito para uma vida saudável, mas lembre-se de não exagerar ao ponto de atrapalhar o seu desenvolvimento muscular.
É altamente recomendável o uso de hipercalóricos. Esses shakes com alto valor calórico e nutricional constituem uma forma prática de adicionar mais calorias de qualidade no seu dia-a-dia, sem que seja necessário comer pratos de comida enormes nas suas refeições.
Pessoas com o biotipo ectomorfo geralmente são “hardgainers”, dificilmente ganham peso, inclusive massa muscular. Sempre com uma aparência magra independente do que comem. Aprenda dicas simples para maximizar os seus resultados.
Treinamento para o Ectomorfo:
Ectomorfo geralmente tem muita dificuldade para ganhar massa muscular. Muitos deles treinam muito e se frustram pelos poucos resultados que obtem do treinamento e nutrição. O principal erro do ectomorfo é querer seguir rotinas para mesomorfos que são aquelas pessoas com mais facilidade para ganhar massa muscular e tem uma capacidade de recuperação muito maior. Logo um ectomorfo querer seguir o ritmo de um mesomorfo é um erro fatal.
Alguma dicas extremamente importantes para o Ectomorfo:
* 1. Use o máximo de carga possível para conseguir realizar de 10 a 12 repetições.
* 2. Use sempre 2 a 3 exercícios para todos os grupos musculares(Um ectomorfo entra em overtraining muito fácil, nunca faça mais de 3 exercícios) , e faça de 3 a 4 séries.
* 3.Treine apenas 1 grupo muscular por treino
* 4.Mantenha o seu treino o mais simples possível e com exercícios compostos como supino reto, agachamento livre e levantamento terra.
Enquanto os ectomorfos tem dificuldade em ganhar massa muscular, um lado bom é que eles também tem dificuldade em ganhar gordura. Descartando a necessidade de fazer aeróbicos para manter uma aparência de “trincado”. Isto também vale como uma dica, se você é ectomorfo e pretende ganhar massa muscular, não seja maluco de fazer uma maratona diária na esteira ou fazer atividades de grande gasto calórico isto vai dificultar ainda mais os seus ganhos. Uma sessão de cardio pode elevar ainda mais o metabolismo de um ectomorfo.
Nutrição para o Ectomorfo
Na dieta de um ectomorfo obrigatoriamente deve conter muita proteína, carboidratos e gordura de forma moderada. A sua ingestão de carboidratos deve ser o dobro do consumo de proteína. Ectomorfos geralmente são tolerantes a insulina, então devem consumir mais carboidratos para promover crescimento. Quando selecionar os carboidratos, dê preferência sempre para os de baixo índice glicêmico, como produtos de origem integral, batata doce, etc… Assim evitando acúmulo de gordura.
Preste muita atenção ao espelho, observe como o seu corpo está aceitando a quantidade de carboidratos, se você perceber que não houver ganho nenhum, você terá que aumentar a quantidade, se houver ganho de gordura abaixe.
Dicas importantes que todo ectomorfo deve seguir:
* 2. 4g de carboidratos por KG do corpo (Ex: Uma pessoa de 60kg deve consumir no mínimo 240g de carboidratos KG do corpo (Ex: Uma pessoa de 60kg deve consumir no mínimo 120g de proteína para estimular crescimento)
* 3. Coma de 3 em 3 horas, 6 refeições no total por dia.
Dicas saúde na rede (www.saudenarede.com.br)
• Heavy Mass 4000 NO2 (3 Kg) | 3000g
Hipercalórico rico em proteínas de alto valor biológico (Whey Protein, Albumina) e carboidratos completos. Tem a enorme vantagem de não conter gorduras em sua formulação.
• Pro Mass NO2 15000 (3000g) | 3000g
Mass Protein 15000 é um suplemento alimentar que contém em sua exclusiva fórmula, proteínas de alto valor biológico como a Whey Protein Concentrate (Proteína Concentrada do Soro do Leite) e Albumina (Proteína da Clara do Ovo).
• Whey Protein (900g) | 900g
100% Whey Protein é concentrado protéico importado com elevado grau de pureza, extraído do soro de leite por processo tecnológico de ultra-filtração, que apresenta baixo teor de lactose, alto Valor Biológico (Biological Value), alto teor de Aminoácidos Essenciais e de BCAAs (Aminoácidos de Cadeia Ramificada).
• Critical Mass 3500 (1500g) | 1500g
Critical Mass 3500 é uma formula hipercalórica e anti-catabólica essencial para aumentar a massa muscular e melhorar a performance esportiva. Critical Mass 3500 foi desenvolvido com a Proactina 1, uma exclusiva combinação de proteínas de alto valor biológico (proteína concentrada do soro do leite - Whey Protein Concentrate e caseinato de cálcio) e carboidratos complexos, que geram energia e preservam as proteínas.
• Hiper Mass 17500 (1400g) | 1400g
Hiper Mass 17500 é um suplemento esportivo hipercalórico com baixo teor de gorduras por dose. Sua fórmula exclusiva apresenta proteínas de diferentes pesos moleculares, carboidratos complexos, 12 vitaminas e 12 minerais.
• Nutrimega (700g) | 700g
NUTRIMEGA é um alimento destinado a consumidores que desejam aumentar o peso corporal.
• Mass NO2 13000 (3000g) | 3000g
A Steel Mass 13000 é um suplemento alimentar indicado para atletas e esportistas de qualquer modalidade que desejam o aumento de massa muscular magra, agilidade na recuperação muscular e reposição energética.
• Hard Gainer Mass 3000 (1000g) | 1000g
HARD MASS 3000 da SPORTS SUPLEMENTS é formulado e elaborado para ser utilizado na adequação de nutrientes da dieta de praticantes de atividade física de modo a fornecer energia, carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais; todas as proteínas possuem alto valor biológico.
• Hiper Mass Protein (5000g) | 5000g
Hiper Mass Protein é um alimento compensador para praticantes de atividades físicas com carboidratos, proteínas, 12 vitaminas, 10 minerais e baixo teor de gorduras por dose. Hiper Mass Protein tem um sabor delicioso e é muito nutritivo.
• Mega Gym Mass 25000 (2900g) | 2900g
Suplemento à base de Proteínas Nobres, Whey Protein e Carboidratos Complexos. Disponibilizam um módulo ergogênico de Dipeptídeo de Zinco, cofator na liberação natural dos hormônios mais estratégicos para o ganho de peso.
• Four Mass 14000 (3000g) | 3000g
Four Mass é um produto completo, desenvolvido com uma combinação exclusiva de proteínas de alto valor biológico que favorecem o aumento da massa muscular e recuperam as fibras musculares pós-treino.
• Anticatabolic Mass 27000 (2750g) | 2750g
ANTICATABOLIC MASS 27000 AGE ® é uma fórmula desenvolvida especialmente para séries de treinamento voltadas ao ganho de peso, através do desenvolvimento de massa corporal magra, não contém gordura na sua formulação, o que proporciona um aumento inteligente de peso.
• Mighty One 3000 (1,5Kg) | 1,5Kg
O Mighty One Mass 3000 é uma fórmula avançada para aumento de peso. A combinação de 44 gramas de proteína de alta qualidade, de diversas fontes e de 205 gramas de carboidratos, faz do Mighty One Mass ..
• Mass Olympia 15000 (2900g) | 2900g
Mass Olympia 15.000 é um hipercalórico formulado com a Proteína Isolada da Soja, Proteína do Soro do Leite (Whey Protein), Albumina do Ovo e Glutamina Peptídeos, junto com carboidratos complexos para produção de energia e recuperação muscular...
• Mass Gainers 4400 (4 kg) | Pote com 4 Kg
Suplemento alimentar indicado para séries de ganho de peso através do desenvolvimento de massa magra. É baseado nos mais recentes estudos de bioengenharia nutricional, capaz de fornecer 4400 calorias diárias.
• Mega Gym Mass 25000 (1400g) | 1400g
Suplemento à base de Proteínas Nobres, Whey Protein e Carboidratos Complexos. Disponibilizam um módulo ergogênico de Dipeptídeo de Zinco, cofator na liberação natural dos hormônios mais estratégicos para o ganho de peso.
• Anticatabolic Mass 27000 (1,5 Kg) | 1500g
ANTICATABOLIC MASS 27000 AGE ® é uma fórmula desenvolvida especialmente para séries de treinamento voltadas ao ganho de peso, através do desenvolvimento de massa corporal magra, não contém gordura na sua formulação, o que proporciona um aumento inteligente de peso.
• Serious Mass (2727g) | 2727g
O Serious Mass da Optimum Nutrition é formulado para atletas que levam a sério a obtenção de massa muscular com qualidade. Cada porção fornece mais de 1250 calorias em diversos tipos de nutrientes e 50g de proteínas para a construção muscular.
• Mass Gainers 4400 (1,5 kg) | Pote com 1,5 Kg
Suplemento alimentar indicado para séries de ganho de peso através do desenvolvimento de massa magra. É baseado nos mais recentes estudos de bioengenharia nutricional, capaz de fornecer 4400 calorias diárias, a partir de proteínas concentradas do whey, caseína e albumina.
• Mega Gym Mass 25000 (1000g) | 1000g
Suplemento à base de Proteínas Nobres, Whey Protein e Carboidratos Complexos. Disponibilizam um módulo ergogênico de Dipeptídeo de Zinco, cofator na liberação natural dos hormônios mais estratégicos para o ganho de peso.
• Mass Gainers 4400 (3 Kg) | 3000g
Suplemento alimentar indicado para séries de ganho de peso através do desenvolvimento de massa magra. É baseado nos mais recentes estudos de bioengenharia nutricional, capaz de fornecer 4400 calorias diárias.
• Will Mass 18000 (3000g) | 3000g
Will Mass 18000 é um compensador ideal para praticantes de atividades físicas que necessitam aumentar a ingestão calórica e de nutrientes necessários para o aumento de massa muscular, conservando os estoques de energia no músculo.
• Mega Gym 3Whey Gainer (2450g) | 2450g
Compensador hipercalórico combinado ao Triple Whey Protein - associação mais indicada para aumentar o rendimento do treino e volumizar os músculos. Contém o Dipeptídeo de Manganês, um complexo capaz de interagir com o metabolismo de aumento da massa muscular e controle dos níveis de glicose.
• Mighty One 3000 (900g) | 900g
O Mighty One Mass 3000 é uma fórmula avançada para aumento de peso. A combinação de 44 gramas de proteína de alta qualidade, de diversas fontes e de 205 gramas de carboidratos, faz do Mighty One Mass 3000 um hipercalórico anticatabólico, ideal para antes e/ou depois dos exercícios.
• Maciste Vit 15.500 Overall (3000g) | 3000g
Maciste Vit 15.500 Overall contém uma grande dosagem de BCAA's, excelente combinação de aminoácidos que promovem a construção muscular.
• Mass Olympia 7500 (1450g) | 1450g
Mass Olympia 7.500 é um hipercalórico formulado com a Proteína Isolada da Soja, Proteína do Soro do Leite (Whey Protein), Albumina do Ovo e Glutamina Peptídeos, junto com carboidratos complexos para produção de energia e recuperação muscular...
• Mega Gym Corpo (400g) | 400g
Oferece proteínas de alto valor biológico provenientes do whey protein, da albumina e caseína que, juntamente com a glutamina peptídeo, otimizam a recuperação muscular após treinamentos de alta intensidade.
• Four Mass 7000 (1400g) | 1400g
Four Mass é um produto completo, desenvolvido com uma combinação exclusiva de proteínas de alto valor biológico que favorecem o aumento da massa muscular e recuperam as fibras musculares pós-treino.
• Heavy Weigth 25000 (4000g) | 4000g
Para você que tem dificuldade em ganhar massa muscular ou que quer ter um aporte calórico bem maior para esta finalidade.
• Mega Gym 3Whey Gainer (1200g) | 1200g
Compensador hipercalórico combinado ao Triple Whey Protein - associação mais indicada para aumentar o rendimento do treino e volumizar os músculos. Contém o Dipeptídeo de Manganês, um complexo capaz de interagir com o metabolismo de aumento da massa muscular e controle dos níveis de glicose.
• Extra Pack (44 packs) | 44 Packs (pacotes)
Extra Pack é destinado a praticantes de atividades físicas que querem ganhar massa muscular, energia, resistência e disposição. Ele é um suplemento composto por 11 unidades nutricionais por pack (pacote). Cada pacote contém aminoácidos, vitaminas, minerais e energizantes:
• Megabolic Super | 79g - 30 porções
Megabolic Super é composto por uma combinação de nutrientes indispensáveis ao organismo. Contém tabletes que melhoram o aporte vitamínico e de minerais, aminoácidos essenciais e ainda um tablete com aminoácidos específicos como: Ornitina, Arginina e Metionina, Isoleucina, Leucina e Valina (BCAA).
• Hemo Stack (200 tabs) - Grátis Camisa | 200 tabletes
HemoStack é um complemento natural de fácil digestão com o exclusivo complexo enzimático para o sangue, HemoStack Proprietary Blend, que contém um perfil nutricional excelente (completo em aminoácidos e antioxidantes).
• Arnold Double Pack (50 packs) - Grátis Camisa | 50 packs
Arnold Double Pack é o mais moderno, avançado e potente suplemento em packs, comparado com os Packs tradicionais do mercado.
• Animal Pak (44 Paks) | 44 paks
Para aumentar os ganhos de massa muscular, força e performance, nada chega perto de ANIMAL PAK da Universal. A maior novidade em termos de pak. Não existe nada melhor para recarregar treinamentos intensos.
• Animal Pack (45 packs) | 45 Pack (pacotes)
É um módulo nutricional mega-dose para ampliar o resultado de suplementação de atletas de competição e fisiculturistas. Combinação perfeita de concentrados nutricionais, otimizadores da performance metabólica, fonte de aminoácidos, glicogênio, energia, e proteção anticatabólica.
• Animal Pack (53 packs) | Embalagem com 53 packs
Animal Pack é um módulo nutricional mega-dose para ampliar o resultado de suplementação de atletas de competição e fisiculturistas. É uma combinação perfeita e cientificamente elaborada de concentrados nutricionais, otimizadores da performance metabólica.
sexta-feira, 30 de abril de 2010
7 passos para um corpo definido
7 passos para ter um corpo definido
1- Treinar certo trabalhando no máximo três grupamentos por dia.
2- Descanse o corpo, respeite um intervalo de 48 horas antes de voltar a treinar um mesmo grupamento muscular para que ele se recupere do esforço.
3- Freqüentar o bebedouro para manter-se hidratado a cada 15 ou 20 minutos.
4- Coma a cada três horas, ficar muito tempo sem se alimentar leva a perda de massa magra, e uma dieta de hipertrofia deve incluir três refeições e três lanches intermediários no mínimo. Caprichar nas proteínas (carnes magras, peixe, frango, leite e derivados e clara de ovo).
5- Ataque as massas principalmente após o exercício, é preciso repor estoques de energia muscular, o glicogênio. Coma pão, macarrão, batata, batata doce, mandioca, cará ou inhame.
6- Coma frutas e legumes antes e depois do treino
7- Tome suplementos. O ideal é fornecer aos músculos os nutrientes necessários para crescer em até uma hora depois do treino. Escolha o seu:
- WHEY PROTEIN: extraído do soro do leite, oferece proteína de alto valor nutricional e contém aminoácidos essenciais.
- BCAA: sigla branch chain amino acids, como a leucina, a valina e a isoleucina, considerados os nutrientes mais eficientes na construção muscular.
- PROTEÍNA ISOLADA DE SOJA: como o whey protein, estimula o crescimento muscular e a recuperação pós-treino.
Cardápio ideal para seu treino
• Nunca se exercite em jejum. Durante o exercício, se não receber quantidade suficiente de combustível, o organismo não consegue manter a mesma performance.
• (Se os treinos ocorrem de três a quatro horas após refeições principais, faça um lanche (até uma hora antes) com alimentos ricos em proteínas (que contribuem para o crescimento muscular) e carboidratos (que fornecem energia). Opte, por exemplo, por um sanduíche de pão integral, peito de peru e queijo branco ou um iogurte com cereais.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Anabolizantes
O que é e quais efeitos colaterais dos anabolizantes, para aqueles que acreditam que podem "crescer saudavelmente" com este perigo.
Esteróides Anabolizantes são drogas derivadas do hormônio masculino testosterona. Eles promovem o crescimento muscular e o aumento de massa corpórea. Geralmente os anabolizantes são utilizados, por atletas ou pessoas que querem melhorar a performance e a aparência física, como drogas ilegais, em academias e clubes esportivos. Este uso não medicinal pode gerar uma série de danos à saúde física e psíquica.
Alguns dos principais esteróides anabolizantes são: Oximetolona, Donazol, Fluoximetil Testosterona, Mesterolona, sendo os mais utilizados no Brasil a Testosterona, o Androxon, o Durateston, o Deca-Durabolin e a Nandrolona. Os anabolizantes possuem vários usos clínicos, nos quais sua função principal é a reposição da testosterona nos casos em que, por algum motivo patológico, tenha ocorrido um déficit.
Além desse uso médico, eles têm a propriedade de aumentar os músculos e por esse motivo são muito procurados por pessoas descuidadas e, na maioria das vezes, desenformadas que querem crescer a qualquer custo!
Quais são os principais efeitos colaterais?
O abuso de esteróides anabolizantes pode causar tremores, acne, retenção de líquidos, aumento na pressão arterial. Especificamente nos homens: impotência sexual, infertilidade - redução no número de espermatozóides, dores ao urinar. Já nas mulheres: crescimento de pêlos no rosto, problemas no ciclo menstrual, aumento de tamanho do clitóris, alterações no timbre da voz - a voz fica grave.
Além disso, as pessoas que compartilham seringas e agulhas, no uso injetável de drogas, estão correndo sérios riscos de contração de Hepatite e do HIV - Vírus causador da AIDS.
Há órgãos de pesquisa em saúde, americanos, que mostraram que o abuso de esteróides pode causar alterações de humor, com aumento da irritabilidade e da agressividade, episódios de ciúmes paranóicos, podendo gerar episódios de violência.
Usuários, muitas vezes, relatam que se sentem deprimidos ao interromperem o uso das drogas. Por vezes, esse fator é um facilitador para o estabelecimento de uma severa dependência. Usa-se a droga para não se sentir deprimido.
As drogas anabolizantes podem causar a morte se usadas indevidamente, causando danos ao seu fígado, sistema reprodutor, cânceres, etc... Portanto sempre faça um exame antes e após utilizar esteróides (Algumas drogas têm um alto poder hepatotóxico, ou seja, danificam o fígado, podendo chegar à necessidade de transplantes).
Aqueles que fazem uso de esteróides anabolizantes ficam vulneráveis a efeitos adversos, muitos dos quais são irreversíveis. Os efeitos adversos a curto-prazo do uso de esteróides anabolizantes são conhecidos. Entretanto, os efeitos a longo prazo ainda não são bem estudados.
Efeitos adversos para homens:
* Calvície.
* Desenvolvimento de mamas (ginecomastia).
* Ereções doloridas.
* Encolhimento dos testículos.
* Perda da função dos testículos.
Efeitos adversos para mulheres:
* Crescimento de pelos na face e corpo.
* Engrossamento da voz.
* Redução dos seios.
* Aumento da clitóris.
* Irregularidades menstruais.
Efeitos adversos tanto para homens como para mulheres:
* Acne.
* Retenção de fluidos.
* Icterícia.
* Crescimento interrompido em adolescentes.
* Elevação dos níveis do colesterol ruim.
* Diminuição dos níveis de colesterol bom.
* Alterações de humor.
* Sentimento de hostilidade aumentado.
* Agressividade.
terça-feira, 27 de abril de 2010
Novo Espaço
Começo hoje neste novo espaço, para incentivar, aconselhar e dar dicas de treinos de musculação e mostrar meus trabalhos recentes.
Espero que meus amigos e alunos gostem e apareçam por aqui e qualquer coisa podem perguntar sobre treinos, alimentação, teatro e dança que é o meu forte.
No mais, obrigado a todos.
Assinar:
Comentários (Atom)

